Blog acadêmico da disciplina Teoria e Introdução a Publicidade e Propaganda do curso de Comunicação Social da Universidade de Uberaba

06:30 Comment0 Comments

O que é Publicidade?
expressar-se
divulgar
apresentar algo
induzir
vender
criar
tornar algo público


Processo de Comunicação
oral (fala, som)
corporal
imagem (desenho, símbolo)
escrita


EU(emissor) ----------> MENSAGEM(publicidade/meio) -----------> A QUE? / A QUEM?(receptor)

Comunicação NÃO é um fenômeno ISOLADO. Há a influência do contexto (social, político, econômico, ecológico, tecnológico, etc...) na comunicação.

Significado da comunicação segundo Aristóteles: "Comunicação é igual a todos os meios disponíveis de PERSUASÃO."

Os 3 principais objetivos da comunicação:
PERSUADIR
DIVERTIR
INFORMAR



CONCEITOS

PROPAGANDA:
atividades que tendem a influenciar o indivíduo com objetivo religioso, político, cívico. Propagação de idéias e crenças, mas sem necessariamente uma finalidade commercial.

propagare
PROPAGANDA => IDÉIAS
(divulgação)

PUBLICIDADE: deriva do latim “publicus”. Decorre do conceito de propaganda. Tem como particularidade o fato de ser PERSUASIVA, com o objetivo bem determinado; COMERCIALIZAR, “VENDER”. É a arte de despertar no público desejo de compra, levando-o a ação.

publicus
PUBLICIDADE => COMÉRCIO
(venda)


PROPAGANDA INSTITUCIONAL: propaganda sobre a instituição, empresa sem a vender nada.
MASCATES: considerados os primeiros publicitários.

0 comentários:

Postar um comentário