Glossário de propaganda
Aqui você vai encontrar o significado de alguns termos usados na área de publicidade.
Alltype - Anúncio sem ilustração, só texto.
Anunciante - É aquele que assina a propaganda. O Anunciante autoriza a propaganda e é responsável pelo seu conteúdo e custo.
Anúncio - É a propaganda propriamente dita, esse termo é utilizado mais em veículos impressos, para outros meios como rádio e TV usa-se o termo "comercial".
Anúncio c/ margem - Anúncio de mídia impressa que não utiliza toda a extensão do papel, isto é, que não cobre todo o espaço da página.
Anúncio Classificado - Mensagem de serviço ou produto, em geral de pequeno formato e sem ilustrações, para divulgação em seções especializadas e setoriais de jornais e revistas (diz-se, mais comumente, apenas classificado); original e basicamente, o classificado prevê uma transação comercial de pessoa a pessoa. Exemplo: classificado de venda de carros, casa, móveis usados, empregos etc.
Anúncio Cooperado - Mensagem que promove conjuntamente um produto de determinada marca de fabricante e o seu comerciante, tendo seu custo dividido entre a indústria e o comércio.
Anúncio de lançamento- período inicial de campanha de propaganda. Em geral, um lançamento de campanha se caracteriza por maior pressão publicitária. Num planejamento de mídia, há que distinguir o lançamento da campanha, ou do produto/serviço, de sua sustentação. Diz-se também do início das transmissões de um novo programa, edição de uma nova publicação, um filme etc.
Anúncio de sustentação - fase de uma campanha que mantém presente nos veículos de mídia a comunicação de um produto ou serviço já existente no mercado. Usualmente, a sustentação implica níveis de freqüência mais baixos que o lançamento.
Anúncio espelhado - anúncio colocado ao lado de outro, de produto ou serviço concorrente ou não, em geral, página ímpar contra página par.
Aproach - Abordagem do assunto, enfoque, tratamento conceitual e/ou criativo de uma campanha.
Arte-Final - Peça publicitária em sua forma definitiva pronta para produção.
Assinatura - Identificação do anunciante na mensagem comercial.
Atendimento - Termo mais aplicado nas agências que nos veículos de propaganda, refere-se a prestação de serviço profissional. Em termos genéricos atendimento é coordenação dos serviços que uma agência presta aos clientes. Conforme a estrutura de cada agência, o atendimento pode ou não envolver-se no planejamento.
Auto-Door - anúncio luminoso colocado sobre automóveis, em geral taxis, com duas faces laterais, onde se coloca a mensagem publicitária.
Autônomo - pessoa que trabalha por conta própria e que pode oferecer seus serviços a uma empresa, sem ter com ela, porém, vínculos empregatícios. O mesmo que free-lancer.
Autorização - Documento emitido pela agência para o veículo sobre inserção de mensagem publicitária e sua respectiva cobrança. Utiliza-se também a expressão "Ordem de inserção" ou "Pedido de inserção - PI".
B.V. - Bonificação de Volume. Bônus em dinheiro ou credito que veículos concedem às agências, em função do volume total de propaganda de todos os clientes, por elas autorizada, geralmente em porcentagem crescente segundo este volume.
Brainstorming - "Tempestade Cerebral" exercício em grupo usado para estimular a discussão sobre um determinado assunto, consiste em soltar idéias, palavras, frases, sons, de maneira livre e desordenada com a finalidade de sistematizar as idéias. Técnica utilizada para gerar idéias publicitárias. Consiste em propor e relacionar todo tipo de associações que vierem a cabeça, sem nenhuma análise sobre sua pertinência, para avaliação posterior. Geralmente feita por duas ou mais pessoas, em conjunto.
Briefing - É um documento onde estão sintetizadas as metas, diretrizes e idéias do anunciante para uma determinada companha. É a partir dele que diferentes áreas da comunicação - agência, instituto de pesquisa, produtora etc. - começam o seu trabalho. Resumo informativo. Documento contendo a descrição da situação da marca ou empresa, seus problemas, oportunidades, objetivos e recursos para atingi-los. Base do processo de planejamento.
Broadcast - radiodifusão em canais abertos, de livre acesso ao público, p.e., rede de rádio e de TV.
Budget - Termo utilizado para definir a verba disponível para uma determinada campanha ou período de tempo.
Business-to-bussines - comunicação entre empresas: não inclui o consumidor final; o processo de comunicação entre anunciante, agência e veículo é business-to-business.
Calhau - Anúncio ou comercial colocado no lugar de um espaço não comercializado que iria ficar em branco.
Campanha - Conjunto de peças publicitárias, propaganda, anúncio, comerciais, cartazes, etc. Uma campanha tem também uma unidade temática, uma estratégia e uniformidade.
Centimetragem - área de um anúncio de jornal, que é a multiplicação do número de colunas pela altura em centímetros (cm/coluna) Centrímetro / Coluna - Unidade padrão para se estabelecer o custo da propaganda em jornais.
Chamada - mensagem publicitária que promove programas o eventos especiais.
Checking - fiscalização da exibição de propaganda veiculada em meios de comunicação.
Clipping - Coleção de material impresso, de rádio ou TV com notícias sobre determinado assunto, empresa, pessoa ou marca. Conjunto de artigos, comentários e reportagens sobre o mesmo assunto.
Cobertura - distância máxima alcançada por um meio de comunicação; área geográfica.
Colocação - posição de inserção de uma mensagem ou propaganda em um veículo, determinando variação de preço.
Comercial - peça publicitária usada para expor a mensagem do anunciante na mídia eletrônica (TV ou rádio); sua designação anterior, em TV, era spot.
Comercial avulso - divulgação de peça publicitária em programação de rádio ou de TV, independente de negociação de patrocínio.
Comercial colocado - mensagem com posição determinada e fixa dentro de um programa, em geral com preço mais caro.
Comércio eletrônico - sistema de vendas via tecnologia de comunicação, como TV e internet.
Comissão de agência - pagamento efetuado pelo veículo às agências pelos serviços prestados pelo anunciante.
Compensação - repetição de anúncio ou comercial que, por qualquer razão, não divulgado com as características especificadas ao veículo.
Composição - parte tipográfica de um anúncio; caiu em desuso com a difusão do computador como ferramenta de produção de artes-finais.
Compra - aquisição de espaço ou de tempo para divulgação de anúncios comerciais em mídia impressa ou eletrônica.
Comprador de mídia - responsáveis, nas agências de publicidade, pela negociação de compra de espaços e de tempos nos veículos.
Comunicado [release] - noticiário de interesse de uma empresa, instituição ou órgão oficial.
Consumidor - toda pessoa física ou jurídica que adquire ou usa produto ou serviço, na modalidade final.
Consumidor primário - ou principal, corresponde à população que consome a maior parte de um produto ou serviço, tornando-se, assim, o público-alvo, para quem são dirigidas as peças publicitárias.
Consumidor secundário - parte da população menos representativa para determinado produto/serviço; pode no entanto ser alvo de campanha para aumentar a fatia de mercado deste produto/serviço.
Copyright - Direito legal de propriedade de um texto, frase, livro, obra de arte, música ou qualquer outra forma de expressão.
CPM - custo por mil: unidade de medida para medir a rentabilidade da publicidade.
CPP - custo por ponto de audiência.
Criação - Área que cuida da elaboração das peças publicitárias, de acordo com a estratégia preestabelecida.
Cyberspace - espaço cibernético; espaço virtual.
Deadline - data ou prazo final. Prazo limite ou final. Utilizado para definir o prazo máximo para a realização de qualquer tarefa publicitária.
Departamento de Mídia - Setor responsável pelas tarefas relativas à veiculação da propaganda. Em grandes agências esse departamento pode ser dividido em: pesquisa de mídia, planejamento de mídia, compra de mídia e execução de mídia.
Desconto de freqüência - redução do custo unitário de uma veiculação em função do número de vezes que o anúncio será veiculado.
Desconto de volume - redução do custo em função do volume de verba a ser consumida em um mesmo grupo de veículos ou veículo.
Desperdício - margem perdida pelo anunciante, atingida por consumidores do veículo, mas que não fazem parte do público-alvo do produto/serviço.
Detalhamento - ou break-down, é a discriminação dos diversos componentes de uma programação de mídia; mapa de programação.
Disponibilidade - espaço/tempo para veiculação de anúncio.
Dupla central - Anuncio de página dupla da revista em formato canoa ou jornais, que ocupa o centro da publicação.
Dupla Falsa - Diz-se da página dupla de revista em formato canoa que não ocupa o centro da revista mas mantém a característica da central, que é a inteireza gráfica da execução do anúncio, não dividido entre as páginas que o compõem.
Duração - tempo de medição de comerciais, que em rádio, Tv e cinema é estabelecido em segundos; em mídia impressa, o período de duração em dias, semanas ou meses.
Editorial - Página(s) onde o jornal expõem sua opinião, seus pontos de vista, seu pensamento básico sobre assuntos principais da cidade, do Estado, do país, do mundo.
Encalhe - Quantidade de jornais ou revistas que volta ao editor por não ter sido vendida, embora considerada necessária no ponto de venda para permitir uma boa distribuição e uma venda que possa atender toda a demanda.
Encarte - Mensagem publicitária de duas ou mais páginas, que tem como objetivo regionalizar a veiculação (reparte) e/ou das maior destaque à mensagem do que ela teria se impressa na própria publicação. O encarte pode ser preso ou solto.
Fee - Importância paga por uma tarefa ou período pelo cliente à agência.
Folder - Folheto, peça dobrada.
Folheto - Impresso utilizado em mala direta, distribuição em pontos de venda, ou mesmo sob forma de encartes, de possibilidades ilimitadas em relação a número de páginas ou formatos.
Follow Up - Acompanhamento da execução de um plano de comunicação, mídia ou produção.
Free Lancer - Trabalho avulso.
Gôndola - Prateleira de supermercado.
Honorários - Remuneração da agência por qualquer de seus serviços ao cliente.
Identidade Visual - Parte essencial de qualquer imagem corporativa de marca e que se constitui num sistema de signos visuais (logotipo, cores. letras, etc.) que dão homogeneidade à marca.
Informe Publicitário - Mensagem publicitária imitando o estilo editorial do veículo.
Inserção - Ato de veicular qualquer peça publicitária nos veículos.
Institucional - Tipo de propaganda feita para valorizar a instituição e obter ganhos para a imagem corporativa e de marca.
Jingle - Mensagem publicitária para rádio em forma de música.
Job - Nome de trabalhos específicos feitos para um cliente.
Layout - Esboço ou desenho que destaca os vários elementos de uma peça publicitária de mídia impressa. Pré elaboração de uma arte-final.
Link - Termo utilizado para expressar uma ligação temática ou formal entre as peças de uma campanha publicitária.
Locução - Texto falado por locutor para comerciais de rádio, televisão ou cinema.
Logomarca - Desenho característico que identifica uma instituição, empresa ou produto. Pode, eventualmente, fundir-se com o logotipo da empresa, tornando-se indissociável. Símbolo gráfico + logotipo.
Logotipo - Letras utilizadas para compor o nome de marca ou empresa. Palavra ou letra com desenho característico, pela forma tipográfica ou decorativa de marca industrial ou comercial. que identifica um produto ou empresa.
Mala direta - Propaganda pelo correio. Caracteriza-se pela seletividade e até mesmo pela personalização da audiência; utiliza como instrumento folhetos, cartas, pequenos brindes. É modalidade de propaganda e não é merchandising. Isto é, divulga informação promocional pelo correio. Há legislação específica sobre o uso do meio.
Marca - Nome do produto, serviço ou empresa.
Mídia - Os meios de comunicação, veículos; áreas técnicas de propaganda, relacionada com a veiculação de mensagens comerciais. Designa também a profissão, o profissional da área em agências. Veículos de comunicação; Técnica publicitária que estuda e indica os melhores meios para veicular mensagens publicitárias; profissional especializado nas técnicas de mídia.
P.I. - Pedido de Inserção.
Past-Up - Montagens dos trabalhos em finalização (fotos, textos,etc.)
Ponto-de-Venda - Local onde as vendas são efetivamente realizadas.
Portfolio - Conjunto de trabalhos já realizados por uma agência.
Press-Release - Texto com informações para a imprensa.
Prospect - Cliente potencial.
Publicidade - divulgação, ato de tornar pública alguma coisa, notícia, fato. Informação pública.
Publicitário - Profissional que trabalha em propaganda.
Público-Alvo - Grupo de consumidores ou prospects.
Rodapé - Tipo de anúncio localizado no pé das páginas de jornal e revista.
Rouba-página - Tipo de anúncio de jornal que tem um formato suficientemente grande para impedir que outro anúncio seja inserido na mesma página.
Rough (rafe) - Rascunho, esboço.
Share - Participação.
Share-of-Market - Participação de mercado.
Share-of-Mind - Participação na cabeça do consumidor.
Show-Room - Loja ou escritório montado para exibição(sem venda) e promoção de produtos.
Slogan - Assinatura qualificativa de produto ou serviço. Frase-tema de uma campanha ou marca.
Spot - Mensagem publicitária de rádio feita por uma locução simples ou mista.
Story Board - Esquema ilustrado com cenas principais do roteiro de um comercial.
Target - Público alvo.
Teaser - Mensagem curta que antecede o lançamento de uma campanha publicitária, gerando expectativa para ela.
Trilha - Música incidental ou de fundo do comercial.
Veículo - Nome genérico de qualquer empresa de comunicação. Vinheta - Cena animada(TV) ou Mensagem sonora musical(rádio) bem rápida para lembrar tema, empresa ou marca.
Blog acadêmico da disciplina Teoria e Introdução a Publicidade e Propaganda do curso de Comunicação Social da Universidade de Uberaba
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